Em entrevista para o site UproxxJ.J. Abrams diretor de Star Wars: O Despertar da Força e Star Wars: A Ascensão Skywalker explicou que teve a ideia do retorno do vilão Palpatine mesmo da história do Episódio 7 estar completa.

J.J. Abrams concluiu que seria quase impossível Palpatine não aparecer na trilogia por ser uma figura tão importante para a franquia.

Se você olhar para esses nove capítulos como um todo, talvez seja estranho se Palpatine não retornasse. Se você prestar atenção no que ele fala, quem ele é e em sua importância para a história — faz sua ausência na nova trilogia ser, curiosamente, estranha. Seria muito estranho. Isso não quer dizer que sempre sabíamos que ele ia voltar. Mas quando eu trabalhei em O Despertar da Força com Larry Kasdan, não poderíamos deixar isso passar.

J.J. explicou que o retorno acabou ficando para A Ascensão Skywalker porque parecia o mais natural para a história, mas reforça que os roteiristas debateram muito sobre essa decisão.

A atual trilogia chega ao fim com o próximo longa, dirigido por J.J. Abrams que também escreve o roteiro ao lado de Chris Terrio de Batman vs Superman (Martha!).

O elenco conta com o retorno de Oscar Isaac, John Boyega, Mark Hamill, Daisy Ridley, Billy Dee Williams, Carrie Fisher, Adam Driver e outros.

Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia marcada para 19 de dezembro de 2019.